Lançamentos acontecem em São Paulo, Ribeirão Preto e São José dos Campos*
Esta coletânea reúne autores-atores de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai que fazem das artes circenses seu ofício expressivo e também sua fonte de pesquisa. Tradicional e transgressor, antigo e inovador, popular e refinado, solitário e coletivo, esse gênero vive e se reinventa entre opostos aparentemente inconciliáveis, mas que na verdade são o cerne de toda a riqueza e da potência criativa das variadas manifestações que a lona – seja ela real ou imaginária – comporta.
Organizado pela professora argentina Julieta Infantino, o livro está dividido em cinco partes. Na primeira, os capítulos propõem revisões críticas sobre a história do gênero e suas representações na atualidade, bem como análises das condições sociopolíticas que levaram ao surgimento de novas experimentações na arte circense após os períodos de golpes civis-militares em países da América do Sul.
Os textos da segunda parte discutem sob vários ângulos o que é o circo, desde suas conceituações mais amplas até os limites com outros gêneros artísticos, bem como as classificações estético-temporais que estão em jogo: circo tradicional, novo circo e circo contemporâneo são categorias em pleno debate e construção semântica. Vale lembrar que aqui contamos com a contribuição do único autor não latino-americano [o francês Jean-Michel Guy], mas não menos importante, pois nos traz uma visão comparativa em relação ao contexto europeu.
A terceira parte tem como foco as tensões entre criatividade e técnica, examinando o lugar que o corpo, bem como suas potencialidades, ocupa. Com essa reflexão, surgem questionamentos sobre as possibilidades narrativas do circo e os espaços conferidos à proeza e ao risco, à técnica e à criatividade.
Já na quarta parte, os autores apresentam novas experiências do circo nos países ao sul do continente e também chamam a atenção para as lutas travadas por sujeitos e coletivos que buscam viabilidade e legitimação da arte circense por vias institucionais ou não.
Por fim, a quinta parte brinda-nos com depoimentos de artistas, gestores e referências do circo que dialogam com as temáticas gerais pelas quais passamos ao longo dos 16 artigos aqui presentes.
Referência originalíssima para futuros estudos sobre o circo e suas interfaces estéticas e sociopolíticas na América do Sul, este livro fornecerá ao leitor acesso a um conteúdo que mescla saberes, procedências, histórias e debates que ora se entrelaçam e se complementam, ora divergem e colocam em evidência um campo interessante de debates e reflexões muito atuais.
Este texto foi originalmente publicado na orelha do livro.
* Serviço:
Lançamento do livro a Arte do circo na América do Sul: trajetórias, tradições e invovações na arena contemporânea
Dia 23/6. Sexta, 14h | Centro de Pesquisa e Formação do Sesc | Bate-papo seguido de sessão de autógrafos com a organizadora Julieta Infantino e Rafael Barros.
Dia 24/6. Sábado, 15h | Sesc Ribeirão Preto | Bate-papo seguido de sessão autógrafos com a organizadora Julieta Infantino e o autor Rodrigo Matheus. Mediação: Ana Maíra Favacho.
Dia 28/6. Quarta, 19h | Sesc São José dos Campos | Bate-papo seguido de sessão de autógrafos com a organizadora Julieta Infantino e o autor Rodrigo Matheus. Mediação de Ellen Moreira.
Link para compra do livro na Loja Sesc Online: aqui