O festival | Institucional

Cultura e desenvolvimento

Abram SzajmanPresidente do Conselho Regional do Sesc São Paulo 

A longeva atuação do Serviço Social do Comércio – Sesc, em seus 76 anos de existência, demonstra a solidez de uma instituição presente em todo o território nacional e empenhada em produzir efeitos positivos nos lugares em que atua. Criada pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, suas ações voltam-se prioritariamente aos trabalhadores desses setores, mas também a seus familiares e a sociedade em geral. 

No estado de São Paulo, a instituição segue em expansão, ampliando sua capacidade de atendimento e articulando interesses de acordo com o reconhecido compromisso do setor privado em participar ativamente do desenvolvimento econômico e social local. Considerando a cultura e a educação como capital que ativa e articula conhecimentos basilares para o crescimento econômico e para mobilidade social, as atividades oferecidas pelo Sesc ressoam individual e coletivamente. 

Nesse âmbito, o Festival Internacional Sesc de Circo – CIRCOS, em sua sétima edição, é exemplo de realização que conjuga compromisso social e formação de plateias. Aliando democratização da cultura à ativação de distintas cadeias produtivas, o Sesc colabora com setores da economia que contribuem para que as potencialidades de pessoas e grupos sejam desenvolvidas, colaborando, dessa maneira, para a constituição de uma sociedade mais criativa e promissora. 

Potencialidades

Danilo Santos de Miranda – Diretor do Sesc São Paulo 

No que se refere à possibilidade de vivenciar a diversidade, a área cultural é particularmente generosa. O contato com os diferentes costumes e tradições tende a enriquecer as relações sociais advindas desses encontros, dada a pluralidade de características presentes. No meio artístico, o circo é uma das linguagens cênicas em que tais aspectos estiveram presentes desde sua origem. A característica itinerante das trupes de outrora atraia pessoas tanto para fruírem seus espetáculos quanto para atuarem sob suas lonas, em seus palcos ou nos bastidores deles. 

Na contemporaneidade, dessa mescla de referências e saberes seguem emergindo diferentes habilidades e vertentes artísticas, renovando processos de inspiração e criação dos artistas envolvidos. Atento às recentes produções nacionais e internacionais, o Sesc apresenta a sétima edição do Festival Internacional Sesc de Circo – CIRCOS, que acontece desde 2013, com a realização de espetáculos, intervenções, atividades formativas, além de debates e publicações. 

Na edição de 2023, que marca uma década do projeto, o evento traz um panorama diversificado do circo contemporâneo, dialogando com a importância da diversidade e da representatividade de povos e culturas em suas apresentações. Em consonância com a encruzilhada cultural que caracteriza a formação brasileira, a instituição entende ser fundamental o reconhecimento e a presença da heterogeneidade de corpos, fazeres e saberes em todos os espaços e posições sociais, corroborando assim para uma sociedade verdadeiramente mais justa e democrática.