Residência de Palhaço

Filtros:
Data
  • 28 de ago
  • 29 de ago
  • 30 de ago
  • 31 de ago
  • 01 de set
  • 02 de set
  • 03 de set
  • 04 de set

Residência de Palhaço

Com Tato Villanueva e Letícia Vetrano

Data e hora

30/08/21—01/10/21
Atividade fechada

Recomendação etária: Livre

A linguagem da palhaçaria e o processo de criação dessa arte são o tema da residência, conduzida pelos diretores e palhaços argentinos Tato Villanueva e Letícia Vetrano.

Durante os encontros virtuais, compartilham-se métodos e experiências de criação, e os participantes são convidados a aprimorar técnicas e criar cenas. Esse processo de desenvolvimento de novos trabalhos será feito em reuniões em grupo e individualmente.

“Cada um começa de um lugar diferente, alguns mais sensíveis, outros mais técnicos”, diz Tato. “Mas para mim é importante que os participantes possam falar dos seus desejos, o que os impulsiona, para desenvolver um material cênico novo.”

Participam da residência os artistas brasileiros Ariadne Antico (Palhaça Birita), Bruno Saggese (Palhaço Breno), Dani Maimoni (Palhaça Polenta), Dani Majzoub (Palhaça Olívia) e Tiago Marques (Palhaço Ritalino).

Letícia Vetrano é ginasta, bailarina e artista circense, criadora da palhaça María Peligro. Especializou-se em acrobacia e contorcionismo em Buenos Aires. Em 2001, entrou na Escola de Circo Carampa (Madri), onde se formou em acrobacia, dança e clown. Levou seu trabalho a países como Espanha, Itália, Suíça e Holanda.

Tato Villanueva é ator, palhaço, professor e diretor. Estudou Artes Cênicas no Instituto Universitário Nacional de Artes de Buenos Aires e possui tutores como Víctor Avalos (Argentina), Gianluca Barbadori (Itália) e Gardi Hutter (Suíça). Seus trabalhos mesclam clown, palhaço, teatro de rua e diferentes técnicas circenses, contando com a participação intensa do público.

Ariadne Antico é atriz, palhaça, produtora e pessoa com deficiência. É criadora da palhaça Brita e integrante da companhia de teatro A Casa das Lagartixas. Produziu o Festival das Lagartixas, na periferia de São José dos Campos, em 2016, e participou da produção do espetáculo performático “Delirium Áudio Tour”.

Bruno Saggese é artista circense, formado pela Dell’Arte International School of Physical Theatre e pelo Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total, com formação na ONG Doutores da Alegria. É criador do palhaço Mimo e integrante da Cia Mimo, da Cia Mastrônica de Circo-Teatro e da Operação Arco-Íris, que atua em hospitais.

Dani Maimoni é palhaça, malabarista e equilibrista e atua em espetáculos da Cia. MB Circo, como “MalabaRindo” e “Cabaré Cirqu&Tal”. Formada na Eslipa – Escola Livre de Palhaços, teve aulas com Fran Marinho, Junio Santos, Ésio Magalhães, Lily Curcio e Ricardo Puccetti, entre outros.

Dani Majzoub é atriz, palhaça e produtora cultural, criadora da clown Olívia. Fundadora da Cia Casa de Palhaça, pesquisa a linguagem da palhaçaria e comicidade feminina. Idealizou e produz, desde 2018, o Encontro de Palhaças e Circenses do Vale do Paraíba.

Tiago Marques é artista circense, formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Ele dá vida ao palhaço Ritalino e, em seu repertório, tem os espetáculos “O Melhor Show do Mundo… Na Minha Opinião” e “In Concertina”. Atua também com o grupo Plantão Sorriso, que realiza visita aos hospitais de Londrina.

Data e hora

30/08/21—01/10/21
Atividade fechada

Recomendação etária: Livre

Programação relacionada
EAD de Palhaçaria [Curso]
  • 03/09 • 12h00

Com Cia LaMínima

Compartilhe

Programação ao Vivo | ago - set 2021