Lançamento SescTV
O documentário resgata a história do Circo Teatro Guarany, fundado pouco após a abolição por João Alves da Silva, homem negro filho de mãe escravizada.
No picadeiro do pai, Maria Eliza interpretava o Palhaço Xamego, personagem que a acompanhou até a velhice. A artista, que já fazia seu clown nos anos 1940, foi uma pioneira na palhaçaria feminina no Brasil, explica a neta Mariana Gabriel, diretora desta série.
Ela conduz a narrativa, dividida em quatro episódios, a partir da relação entre a avó e a mãe da cineasta, Daise Alves dos Reis Gabriel. Apesar de gostar do circo, quando criança Daise via em Xamego um motivo de desagrado – para ela, o palhaço lhe roubava a própria mãe.
A partir de um diálogo com Daise, Mariana refaz a história do Guarany, além de apaziguar mágoas familiares. “É uma caminhada da minha mãe, de ressignificar a memória do circo, um período difícil para ela”, conta a diretora. Em meio a conversas, ela entrelaça relações pessoais, passeia pela São Paulo de meados do último século – numa época em que o circo deixou de viajar por cidades e passou a circular pela capital paulista – e discute memória, questões de gênero, negritude e racismo.
FICHA TÉCNICA
Direção: Mariana Gabriel
Pesquisa, produção e roteiro: Daise Gabriel e Roberto Salim Gabriel
Atriz mirim: Serena Odara
Direção de fotografia: Thyago Ribeiro
Direção de arte e figurino: Valentina Aires
Animação e arte: Jéssica Lima
Trilha sonora: Geórgia Cynara
Montagem e finalização: Guga Pacheco e Carolina Vinagre
Design gráfico: Teo Menna
Recomendação etária: Livre
Assista no site do Sesc TV.