Com Celio Amino, Lu Menin, Raimo Benedetti e Kelly Lima
01/09 • 15h00 às 16h30
Duração 90 min.
Recomendação etária: 14 anos
Não é de hoje a relação do circo com as telas. Desde os seus primórdios, o cinema se inspira na arte circense para criar efeitos especiais. É o caso do francês Georges Méliès, que levou a experiência de mágico para seus filmes, usando técnicas de ilusionismo em cenas surrealistas – isso há mais de um século.
De lá pra cá, a linguagem da tela foi sendo desenvolvida, e sua relação com o circo ganhou mais força agora, quando as restrições da pandemia levaram as artes cênicas para o ambiente virtual.
Esse panorama é o tema do encontro, que reúne o mágico Celio Amino, a diretora e artista circense Lu Menin e o videoartista e pesquisador Raimo Benedetti, com mediação da palhaça Kelly Lima, do Circo di SóLadies, e apresentação de Ari Correia, do setor de Programação em Artes Cênicas do Sesc Belenzinho. Eles conversam sobre a relação do circo com o audiovisual e a utilização de ferramentas de vídeo nas artes do palco.
“A tecnologia e a mágica, o circo, sempre andaram meio juntos”, diz Celio, que nos últimos tempos vem experimentando técnicas em vídeo – tema do curso Cinemágica, que ele ministra durante o festival. Segundo ele, a questão não é “usar a tecnologia pela tecnologia”, mas se apropriar dessas ferramentas para criar o encantamento da arte circense.
Celio Amino é mágico profissional há três décadas. Formado em Física pela Universidade de São Paulo, trabalha com novas tecnologias e física moderna em suas apresentações. É autor das peças “Além da Mágica”, “Dimensões”, “Certas Ilusões”, “Wakatta” e “Cinemágica”.
Lu Menin é artista circense, formada na SPASSO – Escola Popular de Circo, de Belo Horizonte. Estudou também dança, teatro físico, canto e capoeira. Mineira radicada em São Paulo, é uma das sócias fundadoras do Circo Zanni e, com seu parceiro Pablo Nordio, fundou a Cia Barnabô.
Raimo Benedetti é videoartista, montador de filmes cinematográficos e pesquisador. Dedica-se ao estudo da arqueologia das mídias desde 2010. É autor do livro “Entre Pássaros e Cavalos: Muybridge, Marey e o Pré-Cinema” e do espetáculo de live cinema “Cinema das Atrações”.
Kelly Lima é palhaça, integrante do Circo di SóLadies – grupo formado por duas mulheres cis e uma pessoa trans não-binárie – que se dedica à pesquisa da comicidade e da linguagem da palhaçaria tanto nos palcos como no audiovisual. Entre seus trabalhos estão os espetáculos “Choque-Rosa ou com que Armas Lutamos” e “A Tenda”, além de toda produção de vídeos disponíveis no canal do grupo no Youtube, lançado em 2017.
Assista no Youtube do Sesc SP.
01/09 • 15h00 às 16h30
Duração 90 min.
Recomendação etária: 14 anos