O circo em tempos de pandemia: mesas propõem reflexões sobre a relação com a tecnologia e a arte de fazer rir

O artista circense está sempre em movimento. E, em tempos atípicos como os que vivemos, não poderia ser diferente. A necessidade de se adaptar a uma realidade em que a proximidade com o público já não era mais possível fez com que muitos artistas tivessem seus primeiros contatos com a produção audiovisual.  

Por outro lado, a relação do circo com as telas não é nada recente. Desde as produções de Georges Méliès que o ilusionismo está presente em obras cinematográficas. A mesa A Tela é o Picadeiro propõe a construção de um panorama histórico, seus reflexos no momento atual e o encantamento que pode surgir por meio da tecnologia. 

E não é somente na tela que o circo foge de seu lugar de origem. Há tempos, ele ocupa uma função social importante com a atuação de palhaços nas ruas e em hospitais. Esse é o ponto de partida para o debate proposto em O Circo Longe dos Palcos, que recebe os palhaços Andréa Macera, Arilson Lopes e Tiago Munhoz. 

A arte de fazer rir e a diversidade no picadeiro  

Rir é o melhor remédio. Mas como provocar o riso diante de um cotidiano cada vez mais cheio de adversidades? Na mesa Riso como Respiro, a pesquisadora Ermínia Silva, a atriz paulistana Bete Dorgam e o psicanalista Christian Dunker discutem a arte de levar a alegria a diferentes públicos.  

A diversidade também é tema de uma das mesas desta edição. Em tempos em que até atletas olímpicas são atacadas nas redes por serem consideradas acima do peso, a atividade Corpos Circenses propõe um debate sobre a multiplicidade dos corpos no circo com o ator e palhaço Giovanni Venturini, que tem nanismo, a contorcionista transexual Vi Marquez e a palhaça e diretora Ana Flavia Garcia, que é gorda. 

Os debates serão transmitidos ao vivo via Zoom.

Veja os horários e convidados de todas as mesas: 

RISO COMO RESPIRO 

Convidados: Ermínia Silva (pesquisadora e quarta geração de circenses no Brasil), Bete Dorgam (palhaça, diretora e professora universitária), Christian Dunker (psicanalista e autor, entre outros, do livro O Palhaço e o Psicanalista – Planeta, 2018). Mediação: Lu Lopes (palhaça e diretora). Apresentação: Lúcia Nascimento (Geac).

Classificação indicativa: 14 anos 

Quando: 31 de Agosto (terça-feira), às 15h. 

Assista aqui. 

A TELA É O PICADEIRO 

Convidados: Célio Amino (mágico), Lu Menin (diretora e artista circense) e Raimo Benedetti (videoartista e pesquisador). Mediação: Kelly Lima (palhaça – Circo di SóLadies). Apresentação: Ari Correia (Sesc Belenzinho).

Classificação indicativa: 14 anos 

Quando: 1 de Setembro (quarta-feira), às 15h. 

Assista aqui. 

CORPOS CIRCENSES 

Convidados: Com Giovani Venturinni (ator e palhaço), Vi Marques (contorcionista), Ana Flavia Garcia (palhaça e diretora). Mediação: Ana Luiza Bellacosta (palhaça). Apresentação: Marina Zan (Geac).

Classificação indicativa: 14 anos 

Quando: 2 de Setembro (quinta-feira), às 15h. 

Assista aqui.

O CIRCO LONGE DOS PALCOS 

Convidados: Andrea Macera (palhaça), Ronaldo Aguiar (palhaço e diretor da ONG Doutores da Alegria), Tiago Munhoz (palhaço de rua). Mediação: Mafalda Pequenino (pernalta e diretora). Apresentação: Amanda Silva (Sesc Birigui).

Classificação indicativa: 14 anos 

Quando: 3 de Setembro (sexta), às 15h. 

Assista aqui. 

Conteúdo relacionado
Circos on demand: documentários, séries e curtas para ver a qualquer hora

A 6ª edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circos é totalmente online e além de transmissões de espetáculos ao vivo e ações formativas, entre outras atividades, conta com documentários, séries e cursos que poderão ser acessados durante todo o festival. Veja abaixo uma relação com toda a programação on demand: Guarany, Histórias do […]

CircomUns: circo da comunidade para a comunidade (e para o mundo!)

Nascido em Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, o Palombar fez questão de evidenciar suas raízes na construção de CircomUns.

Compartilhe

Programação ao Vivo | ago - set 2021