Circos on demand: documentários, séries e curtas para ver a qualquer hora

A 6ª edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circos é totalmente online e além de transmissões de espetáculos ao vivo e ações formativas, entre outras atividades, conta com documentários, séries e cursos que poderão ser acessados durante todo o festival.

Veja abaixo uma relação com toda a programação on demand:

Guarany, Histórias do Circo dos Pretos

O documentário resgata a história do Circo Teatro Guarany, fundado pouco após a abolição por João Alves da Silva, homem negro filho de mãe escravizada.

Palhaças do Mundo

A série documental nasceu de uma inquietação da diretora Manuela Castelo Branco, que em 2008 criou o Festival Palhaças do Mundo, em Brasília.

Prot{agô}nistas – Estar Vivo É Nossa Maior Resistência

Espetáculo circense de celebração à diversidade negra, “Prot{agô}nistas” é o tema deste documentário, que mostra os bastidores da montagem e discute algumas questões levantadas em cena.

Vídeos de Circo? Tem, Sim Senhor

Em meio às restrições da pandemia, artistas circenses começaram a criar trabalhos específicos para o audiovisual, apropriando-se dessa linguagem. A série reúne mais de uma dezena de vídeos produzidos por profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo.

Trilogia Artinerant’s

A trilogia da Cia Artinerant’s começa com “Vizinhos” (2014), que trata do cotidiano de um casal, desde os gestos mais banais até as situações absurdas; e segue com “Balbúrdia” (2017), que mostra as variações de um relacionamento – da ternura aos momentos de tensão. E termina com CachimÔnia, que será será transmitido ao vivo do Sesc Pinheiros no dia 4 de setembro, às 19h.

Maquiagem Circense

Jaque Ramirez brinca que é feita de carne, osso e pincel. Artista circense e drag queen, ela tem na maquiagem uma ferramenta para se expressar de diversas formas. Ela ministra o curso composto por quatro vídeos-tutoriais, em que ensina diferentes tipos de maquiagem artística para espetáculos cênicos.

Brincando de Malabares

A arte do malabarismo requer prática, mas é possível começar em casa mesmo, criando seus próprios aparelhos e experimentando algumas técnicas. É o que as irmãs Thais e Tatiane Cola ensinam nesta websérie, voltada ao público infantojuvenil e iniciante na modalidade.

Aparelhos de Malabares

Materiais simples, encontrados em casa, podem virar aparelhos de malabares para começar a treinar algumas técnicas dessa arte. Nesta série em dois episódios, Alfredo Muñoz ensina crianças a construírem dois desses instrumentos.

Produção Digital Circense: Sesc Pinheiros – Mulheres de Circos

O projeto Mulheres de Circo reúne produções artísticas de profissionais da arte circense de vertentes diversas, como aéreos, equilibrismo, palhaçaria, malabarismo, entre outras, e, lança luz sobre o protagonismo feminino no circo, quebrando estereótipos e preconceitos.

Produção Digital Circense: Sesc Sorocaba

Produzida pelo Sesc Sorocaba, a série Pílulas de Urgência reúne números inéditos de artistas da região. Já #1minuto para pensar mostra reflexões de artistas circenses sobre seu processo criativo durante a pandemia.

Produção Digital Circense: Sesc Santos

Em Arte em Casa, o Sesc Santos acompanha a produção artística de famílias circenses durante a epidemia. Participam da série, a família Milan, Herzog e Barnabô.

Desarranjos da Lona Preta apresenta uma coletânea de cenas inéditas de palhaçada musical, feitas na quarentena e o coletivo Praiçadas apresenta o espetáculo Elas contam Elas.

Produção Digital Circense: Várias Unidades

Conheça algumas das produções voltadas para a linguagem circense das unidades 24 de Maio, Sesc São Carlos, Parque Dom Pedro II, Guarulhos, Ribeirão Preto, Interlagos e Araraquara:

Produção Digital Circense: Campinas

Em Corpos em Quarentena, artistas da cena de Campinas foram provocados a criar registros performáticos e depoimentos inspirados no contexto de isolamento social que estão atravessando. Cenas de um picadeiro se propõe a construir um pequeno glossário de cinco técnicas circenses: palhaçaria, malabarismo, acrobacias de solo e aéreas e mágica. 

Produção Digital Circense: Sesc Santo André

O Projeto Cabaré Digital, produzido pelo Sesc Santo André, reuniu diferentes artistas circenses, principalmente do ABC, representantes das mais diversas habilidades do circo.

Produção Digital Circense: Sesc TV e Sesc Digital

A linguagem circense sempre esteve presente na programação do Sesc São Paulo. O acervo digital da instituição conta com uma série de produções em que o circo é parte ou está no centro da discussão.

Conteúdo relacionado
O circo em tempos de pandemia: mesas propõem reflexões sobre a relação com a tecnologia e a arte de fazer rir

O artista circense está sempre em movimento. E, em tempos atípicos como os que vivemos, não poderia ser diferente. A necessidade de se adaptar a uma realidade em que a proximidade com o público já não era mais possível fez com que muitos artistas tivessem seus primeiros contatos com a produção audiovisual.   Por outro lado, a relação […]

Livros e CDs para inspirar e aprofundar as reflexões durante o Circos 2021

Para ampliar as reflexões e inspirar artistas e públicos, selecionamos produtos disponíveis na Loja Sesc.

CircomUns: circo da comunidade para a comunidade (e para o mundo!)

Nascido em Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, o Palombar fez questão de evidenciar suas raízes na construção de CircomUns.

Abertas as inscrições para os cursos e oficinas

Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas da 6ª edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo. São sete atividades online e gratuitas com vagas limitadas. Clique aqui para fazer a sua inscrição para os cursos: Iniciação ao Bambolê, Iniciação à Parada de Mãos, Decupando a Dramaturgia do Risco, Cinemágica e Imersão […]

Compartilhe

Programação ao Vivo | ago - set 2021