Produção Digital Circense: Sesc Pinheiros – Mulheres de Circo

O projeto Mulheres de Circo reúne produções artísticas de profissionais da arte circense de vertentes diversas, como aéreos, equilibrismo, palhaçaria, malabarismo, entre outras, e, lança luz sobre o protagonismo feminino no circo, quebrando estereótipos e preconceitos.

Conheça a série produzida pelo Sesc Pinheiros:

Ep. 1 – Ofício de Palhaça Com Andrea Macera

O episódio de estreia do projeto Mulheres de Circo apresenta a paulista Andréa Macera que, há 25 anos, dá vida à palhaça Mafalda Mafalda e agora acaba sendo entrevistada pela sua própria personagem.

Ep. 2 – Ela por Elas Com Troupe Guezá

As acrobatas Rubia Neiva, Joy Domingoz e Hermana Pacha, integrantes da Troupe Guezá, apresentam um número de acrobacia mão a mão, além de falar sobre as dificuldades de ser mulher e artista circense no Brasil.

Ep. 3 – Mulher Bambu Poesia Com Poema Mühlemberg

A artista e dançarina Poema Mühlemberg, integrante da Cia Nós no Bambu, apresenta um número de solo aéreo. Há 18 anos, ela explora as possibilidades de interação do corpo com formas de bambu, como uma plataforma para a expressão artística.

Ep. 4 – Sobre a Força da Mulher Com Cia Éos

Fernanda Arruda e Daiane Aguilera, duas mulheres envolvidas em um ideal: estudar a força feminina através da arte. Parceiras de picadeiro, uma vida de estudos, um processo que, contrariando qualquer ideia de fragilidade, extrai da resistência a sua poesia. Em um número de trapézio duo, elas rompem barreiras, por meio da resistência feminina e do empoderamento da mulher no circo.

Ep. 5 – Malabarismo e Simpatia Com As Inigualáveis Irmãs Cola

Há 14 anos, Thais e Tatiane, conhecidas como “as irmãs gêmeas mais cativantes de Ribeirão Preto”, vêm se aventurando na arte do circo e conquistando o público de todo o Brasil ao explorar o malabarismo através de números contemporâneos e experimentais.

Ep. 6 – Equilíbrios Provisórios Com Marina Prado

O que é o equilíbrio, senão um momento? Uma provisoriedade. Não é fixo, não é móvel. Equilibrado em partes, tudo se move na busca eterna. Um corpo em um aqui agora. Uma temporalidade suspensa de um instante. Equilíbrios Provisórios faz parte de uma pesquisa, um híbrido entre a Dança e o Circo, iniciada por Marina Prado, em 2017.

Ep. 7 – Vida em Círculo Com Pauline Zoé

Equilíbrio, força, delicadeza, inércia e emoção. Em cena, o controle perfeito do movimento da dançarina desafia as leis da física e dissolve todo o senso de gravidade. A rotação hipnotizante da Roda Cyr nos transporta para um universo poético onde a elegância e a força fazem parte da mesma dança.

Ep. 8 – O Corre Com Ninha Almeida

Os afazeres diários mostram a resistência e o desafio de ser circense num pequeno povoado da zona rural. O cenário da correria cotidiana é inspiração para a performance em equilíbrio da aramista Ninha Almeida.

Conteúdo relacionado
Vídeos de Circo? Tem, Sim Senhor
  • 29/08 • 12h00

Exibições audiovisuais

Compartilhe

Programação ao Vivo | ago - set 2021