O circo como respiro

Vivemos tempos incomuns. De um minuto a outro, nossas rotinas, nossos modos de trabalho, nossa convivência com famílias e amigos, e até nossas formas de fruição artística se alteraram completamente. Quase um ano e meio após o início da pandemia provocada pelo vírus da covid-19 e depois de tantas perdas, iniciamos os pensamentos sobre a sexta edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo com uma pergunta fundamental: qual a importância de um festival de circo neste momento?

A alegria e o riso, que ainda parecem tão difíceis – tanto individual quanto coletivamente – aparecem aqui não como fuga, mas como resistência. A arte, afinal, não é o que nos distrai da realidade, mas onde encontramos ferramentas para resistir: ela é nosso respiro coletivo.

Nas cinco primeiras edições, o CIRCOS refletiu sobre temas caros à linguagem – como dramaturgia circense; risco e virtuose; caminhos do circo no Brasil; conceitos de fronteira; e a interdisciplinaridade entre circo e outras linguagens artísticas. Em 2021, em sua primeira edição totalmente online, o festival lança olhares para o momento em que vivemos e as possibilidades artísticas nesse contexto.

Uma série de lives de espetáculos aproximam artistas do público que, ao vivo, acompanha os trabalhos transmitidos a partir das unidades do Sesc. A importância da tecnologia no fazer artístico virtual será destaque de uma série de atividades, incluindo cursos e uma mesa de debate. O riso, essa nossa possibilidade coletiva de resistência, também aparece como tema de diversos trabalhos, incluindo o lançamento de um curso à distância sobre dramaturgia na palhaçaria. A programação reúne outras tantas atividades transmitidas ao vivo e ações gravadas, espetáculos e ações formativas, encontros virtuais entre profissionais da área e, esperamos, um público caloroso do outro lado da tela. Seguimos, assim, juntos, do modo como é possível neste momento.


Lúcia Nascimento e Marina Zan

Coordenadoras do CIRCOS

Assistentes da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo

Conteúdo relacionado
Grafias Circenses: publicação reúne artigos sobre a linguagem do circo

Grafias Circenses é uma publicação digital bilíngue que reúne artigos sobre a linguagem do circo a fim de incentivar e difundir conhecimentos sobre a área, seus desafios e complexidades. A primeira edição será lançada nesta segunda-feira, dia 30, durante a abertura do Encontro de programadores na 6ª edição do Circos – Festival Internacional Sesc de […]

Compartilhe

Programação ao Vivo | ago - set 2021