Para crianças e adolescentes: 4 oficinas gratuitas trazem vivências do circo para dentro de casa

Para além dos espetáculos, crianças e adolescentes poderão vivenciar o circo em casa, brincando e aprendendo durante o Circos 2021! Quatro oficinas online e gratuitas destinadas ao público infantojuvenil fazem parte da programação do festival e proporcionam um primeiro contato com o universo circense, alimentando o interesse e o carinho pelo circo desde cedo.  

A partir de experimentações e técnicas simples, com objetos que podem ser encontrados em casa, as aulas abordam a arte da mágica, dos malabares e do bambolê, e propõem exercícios lúdicos que exercitam a criatividade e a consciência corporal. 

Saiba mais sobre cada oficina a seguir:

Mágicas para Fazer em Casa 

Com Alejandro Muniz 

foto: Davi Moraes

O curso faz uma introdução prática e teórica sobre a linguagem da mágica e da ilusão. A cada aula, o mágico Alejandro Muniz ensina diferentes números com objetos como papel, tesoura, moedas, barbante e baralho. Muniz também compartilha técnicas, conceitos e terminologias centrais dessa prática, além da história da mágica e sua organização profissional. 

A abordagem é bastante acessível, numa linguagem leve, para despertar a curiosidade dos participantes. “A ideia é ensinar os alunos não apenas o segredo das mágicas, mas também experimentar, saber proporcionar ao público o momento de mistério”, diz Muniz. 

Alejandro Muniz é mágico com mais de 30 anos de experiência. Cofundador do Núcleo de Artes Mágicas, é conferencista internacional e ganhador do Grand Prix de palco, no Flasoma 2017, e do prêmio nacional no Festival Magic in Rio (2008). Atualmente, é o Líder Brasil da entidade Mágicos Sem Fronteiras. 

SERVIÇO 

3 a 24/9 – Sextas, das 10h às 12h 

Recomendação etária: 10 anos 

Vagas: 40 

Inscrições a partir do dia 23/8, às 11h 


Brincando com Malabares 

Com As Inigualáveis Irmãs Cola 

foto: Renata Prado

A arte do malabarismo requer prática, mas é possível começar em casa, criando seus próprios aparelhos e experimentando algumas técnicas. É o que as irmãs Thais e Tatiane Cola ensinam nesta websérie voltada ao público infantojuvenil e iniciante na modalidade. 

Em quatro vídeos curtos, elas mostram como construir bolinhas, claves (aqueles bastões que lembram pinos de boliche) e “devil sticks” (varetas que são equilibradas entre duas hastes). Tudo feito com muita criatividade a partir de objetos de fácil acesso, como bexigas, garrafas PET, jornais e vassouras. Ao fim de cada aula, elas compartilham técnicas e exercícios para se fazer com os aparelhos.  

Thais Cola e Tatiane Cola são malabaristas desde 2007 e artistas de rua desde 2014. Elas formam a dupla As Inigualáveis Irmãs Cola e criaram espetáculos como “Cola Shows” e “As Inigualáveis Descendo do Salto“. Idealizaram os projetos digitais “Farol Virtual”, “Eu Malabarista”, “Essa Faca Não é Fake” e o quinto episódio da websérie “Mulheres de Circo”, no Sesc Pompeia. 

SERVIÇO 

Episódios disponíveis a partir de 29/8 – Domingo, às 11h 

Recomendação etária: Livre 


Iniciação ao Bambolê 

Com Vulcanica Pokaropa 

foto: Samira Lemes

Item muito comum nas brincadeiras de criança, o bambolê é um equipamento usado com frequência nos números de equilíbrio de espetáculos circenses. Neste curso, voltado a iniciantes, a performer Vulcanica Pokaropa ensina alguns truques e manobras feitas com o aro. 

Antes de tudo, porém, ela propõe uma série de exercícios de consciência corporal, alongamentos e movimentos simples com o bambolê. Isso para que os participantes entendam sua musculatura e coordenação motora e percebam “que não é preciso saber um milhão de truques para conseguir montar um número”, explica a artista. 

Vulcanica, que em seu trabalho pesquisa a relação do bambolê com a comicidade e com a poesia, também apresenta algumas referências e discute como criar artisticamente com o aparelho. 

Vulcanica Pokaropa é performer, poeta, artista plástica e visual, produtora cultural e travesti. Formada em Fotografia e mestra em Teatro pela Udesc, pesquisa bambolê e comicidade. Integra a Cia Fundo Mundo, companhia de circo formada exclusivamente por pessoas transsexuais, travestis e não binárias. 

SERVIÇO 

28/8 e 4/9 – Sábados, das 11h às 13h30 

Recomendação etária: 14 anos 

Vagas: 40 

Inscrições a partir do dia 23/8, às 11h 


Aparelhos de Malabares 

Com Alfredo Muñoz 

Materiais simples, encontrados em casa, podem virar aparelhos de malabares para começar a treinar algumas técnicas dessa arte. Nesta série em dois episódios, Alfredo Muñoz ensina crianças a construírem dois desses instrumentos. 

No primeiro vídeo, ele mostra como fazer caixas de malabares (também chamadas de “cigar boxes”) com embalagens de leite, papel e cola. Já no segundo, ele explica de que forma usar papelão e espetinhos de madeira para criar um prato chinês – aquele que é equilibrado com uma vareta. Ao fim de cada aula ele ensina alguns números, iniciando com movimentos simples.  

Alfredo Muñoz é acrobata, perchista e monociclista. Faz parte da quarta geração de artistas circenses e é integrante do Arena Circus, um complexo de artes circenses e centro cultural, na zona norte de São Paulo, com atividades voltadas para crianças, jovens e adultos. 

SERVIÇO 

Episódios disponíveis a partir de 29/8 – Domingo, às 15h 

Recomendação etária: Livre 

Conteúdo relacionado
Mágicas para Fazer em Casa [Oficina]
  • 03/09/21—24/09/21

Com Alejandro Muniz

Iniciação ao Bambolê [Oficina]
  • 28/08/21—04/09/21

Com Vulcanica Pokaropa

Brincando com Malabares [Oficina]
  • 29/08 • 11h00

Com As Inigualáveis Irmãs Cola

Aparelhos de Malabares [Oficina]
  • 29/08 • 15h00

Com Alfredo Muñoz

Compartilhe

Programação ao Vivo | ago - set 2021