Carregando eventos
Buscar

Navegação dos eventos

Atividades Passadas

Navegação da lista de eventos

Página 1 de 15
junho 2015

as voltas que o mundo dá!

Cia K / Cia Cabelo de Maria São Paulo, Brasil Estreia Serafim e Serafina formam um casal de artistas viajantes, que quebram a própria rotina e a de quem cruza seu caminho. Eles vivem se deparando com problemas do mundo contemporâneo e sempre conseguem transformá-los, propondo outra perspectiva. Em cada estação, um número circense e musical representa uma metáfora, ou uma visão poética, das imposições da vida moderna. Por exemplo, um solo feminino de trapézio torna-se o retrato de alguém…

underart

Cirkus Cirkör Suécia Inédito no Brasil Um salto triplo, a perda do controle e a queda quase fatal. Em dezembro de 2005, o então acrobata Olle Strandberg perdeu os movimentos do pescoço para baixo após ter caído de uma altura considerável. Seu esforço para se reinventar como artista deu origem a Underart. O espetáculo conta com a participação de sete artistas que combinam diversos tipos de acrobacias, ao som de uma trilha sonora original. Espere por uma doce melancolia, mas…

tudo se encaixa

Lumineiro Minas Gerais, Brasil Inspirado em um número de malabarismo do circo tradicional, o artista Lumineiro criou Tudo se Encaixa, em que manipula três caixas vazias de charutos no ar. Quando jogadas para cima, elas são equilibradas em diversas posições, ao mesmo tempo em que ele levanta as pernas, os braços e gira em seu próprio eixo. A estreia de Tudo se Encaixa se deu em 2007 durante a quarta edição do Festival Mundial de Circo, em Belo Horizonte. Na…

ritual das esferas

Jorge Ribero e Zuza Magalhães Uruguai/Brasil À medida que Zuza Magalhães toca o didgeridoo, instrumento ancestral, Jorge manipula esferas de acrílico que se movimentam como se fossem bolas de sabão, tamanha a leveza. Cresce a complexidade da música, as esferas se tornam mais numerosas. O malabarista se levanta e os movimentos, antes restritos às mãos, agora são do corpo todo. Corpo e objeto se tornam um só, enquanto ele dança. Eles se apresentam juntos desde 2009. Jorge é palhaço há…

vizinhos

Artinerant’s São Paulo, Brasil A relação entre dois colegas de quarto pode estar por um fio, literalmente, quando a mulher se equilibra e caminha pelo varal da casa onde moram. Em Vizinhos, os objetos de uso cotidiano de um homem e uma mulher ganham novos significados para mostrar, através de números circenses, as dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia. Para escapar da rotina, eles recriam o cenário de sua vida comum por meio de jogos cênicos que misturam…

noites de parangolé

  Teatro de Anônimo Rio de Janeiro, Brasil Inédito em São Paulo Circo, humor, teatro popular, projeções e música ao vivo, executada pela banda Charanga Mutante: esse é o Noites de Parangolé. A dançarina escorrega e cai no chão. A paródia começa e o show não para. O espetáculo, que acontece em clima de cabaré, nunca é o mesmo. A cada exibição, a temática é diferente e convidados se unem ao elenco fixo. Fundado em 1986, o Teatro de Anônimo já…

a costureira

ingressos esgotados Gardi Hutter Suíça Inédito em São Paulo Joana é uma costureira criativa, que trabalha com a força de sua imaginação. Certo dia, ela vai bisbilhotar dentro da casa de um botão e dá de encontro com o fio de sua história, que se desenrola como seus diversos rolos de tecido. A partir deles, ela vai tecer – ou melhor, relembrar – momentos de felicidade, mas também se dar conta da finitude da vida. A nova criação da palhaça…

barlovento

Hazmereir Argentina Inédito no Brasil Um árabe, um italiano, uma francesa e um russo formam a tripulação do navio Barlovento, que navega os mares atravessando calmaria e tempestade, loucura e sanidade. Os personagens extravagantes interagem usando acrobacia, humor, manipulação de objetos e mastro chinês. Barlovento busca conciliar arte circense e arte dramática. O público não entende muitas palavras, mas a ideia é compreender a narrativa pelos movimentos, gestos e expressões, gritos e caretas. Habituada a espetáculos solo, em dupla e…

circonferences

Cie La Scabreuse França Inédito no Brasil As circonferências são conferências-espetáculos dedicadas às artes do circo. Elas propiciam aos artistas uma consciência mais clara de seus limites e potencialidades, além de oferecer ao público um entendimento maior às dificuldades e constrangimentos pelos quais, eventualmente, quem está no palco tem de enfrentar. Vários números são apresentados para ilustrar visualmente a discussão. No festival, eles vão apresentar as Circonferências do mastro (dias 3 e 4/6) e do arame (dias 6 e 7/6), que…

b-orders

Palestinian Circus School Palestina Inédito no Brasil No palco, duas pessoas agoniadas se esbarram em movimentos truncados. Há espaço de sobra, mas elas querem ocupar o mesmo lugar. Os artistas, palestinos criados em Jerusalém, sentiam-se deslocados em sua própria terra. Como distinguir sua identidade nessas condições? B-Orders reflete sobre essa realidade, que fervilhou quando eles viajaram para estudar na Europa – Ashtar Muallem na França, Fadi Zmorrod na Itália. Perceberam os códigos que carregavam – e o que os outros esperavam…